O QUE É E COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES?

O QUE É LICITAÇÃO

Licitação é o procedimento pelo qual a administração pública seleciona seus futuros contratados para aquisições, execução de obras e prestação de serviços, objetivando, consoante estabelece a Lei 8.666/93, assegurar a igualdade de condições na disputa, a todos os concorrentes e selecionar a proposta mais vantajosa, promovendo assim o desenvolvimento nacional sustentável.

COMO FAÇO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES?

Excetuando algumas formas de dispensa de licitações dispostas em lei, a quase totalidade de compras efetuadas por entes públicos são realizadas por licitações, sendo este o maior comprador de todos no Brasil, com estimativa de mais de 800 bilhões de reais em compras por ano, a venda para o setor público é essencial para qualquer empresa que busca diversificar suas áreas de atuação.

Para participar de licitações, as empresas interessadas devem cumprir todos os quesitos legais (regularidade fiscal, aptidão técnica e jurídica para desempenho da função contratada, capacidade de profissionais para participação, etc…) sendo este o principal impedimento de participação em compras públicas.

Muitas empresas tem interesse em participar de licitações, porém esbarram na alta complexidade do procedimento e burocracia envolta na participação, somado a isto o alto custo em deter uma equipe apta para realizar todos os procedimentos de habilitação.

Empresas interessadas podem realizar apenas licitações eletrônicas, visando evitar o alto custo de deslocamento de representantes, podendo as mesmas realizar cadastros em plataformas como, Licitações-e do Branco do BrasilComprasnet, e outras diversas que diminuem o custo total para participação.

Obstante a tal fato porém, ainda se torna necessária a contratação de uma equipe para aquisição de editais, operação de plataformas, realização de orçamentos, atualizações de cadastro e outras obrigações das empresas licitantes, desencorajando estas pelo custo com uma equipe.

Observando tais fatos, com uma equipe especializada de Advogados e técnicos na área, a MVX Advogados é a melhor opção para empresas que não conseguem participar de licitações, seja por inaptidão técnica ou incapacidade de competir em preço, pois diminui expressivamente os custos para participação, possibilitando assim que as empresas foquem no que realmente importa, a competitividade dos seus preços com os concorrentes.

A MVX Advogados esta constituída em Maringá no Estado do Paraná, porém conta com representantes em todo o Brasil, diminuindo distâncias para empresas que pretendem expandir seus negócios, seja por licitações Presenciais ou Eletrônicas a melhor escolha em assessoria é a MVX. 

Caso tenha interesse em participar em licitações faça contato com nossa equipe no link, sem compromisso, e veja como é possível multiplicar seus ganhos com licitações e vendas públicas.

Tendo outras dúvidas sobre licitações ou sobre as áreas de atuação do nosso escritório, veja no link abaixo alguns dos serviços que prestamos.